Hérnia de hiato - Alphagastro

Doenças do esôfago

Hérnia de hiato

Existe um orifício no diafragma que permite a passagem do esôfago da cavidade torácica para a cavidade abdominal, chamado hiato. Após a passagem pelo hiato, o esôfago dá origem ao estômago. A hérnia de hiato é o deslocamento do estômago por meio de um orifício, no qual o esôfago ultrapassa o diafragma para entrar na cavidade abdominal.

Alinhado ao hiato, bem onde o esôfago vira estômago, há um músculo no esôfago que se abre para que os alimentos passem para o estômago e se fecha para impedir que os ácidos estomacais retornem. Alterações nesse processo ocasionam o refluxo gastroesofágico e em consequência a azia, sintomas comuns da hérnia de hiato.

Pessoas mais velhas, obesas e mulheres que tiveram mais de um filho são mais propensas a desenvolver a hérnia de hiato, cujos principais sintomas são azia, arrotos e refluxos dos ácidos estomacais, que podem chegar à garganta e causar tosse ou sensação de vômito.

Para os casos mais graves de hérnia de hiato é indicada a cirurgia, que pode ser feita por laparoscopia e até mesmo por cirurgia robótica.