Doenças do intestino
Doença Celíaca
O que é doença Celíaca?
A doença celíaca (DC) é uma doença do intestino delgado, caracterizada pela intolerância permanente ao glúten. Seu único tratamento é a dieta isenta de glúten.
O que é glúten?
É a principal proteína presente no Trigo, Aveia, Centeio, Cevada, e no Malte (sub-produto da cevada). A ingestão de alimentos com este tipo de proteína pelos celíacos se torna tóxica e provoca lesão no intestino delgado, impedindo a adequada absorção dos alimentos. Na verdade, o prejudicial e tóxico ao intestino do paciente intolerante ao glúten são "partes do glúten", que recebem nomes diferentes para cada cereal. Vejamos: No Trigo é a Gliadina, na Cevada é a Hordeína, na Aveia é a Avenina e no Centeio é a Secalina. O Malte, muito questionado, é um produto da fermentação da cevada, portanto apresenta também uma fração de glúten. Os produtos que contenham malte, xarope de malte ou extrato de malte não devem ser consumidos pelos Celíacos. O glúten não desaparece quando os alimentos são assados ou cozidos, e por isto a dieta deve ser seguida à risca. O Glúten agride e danifica as vilosidades do intestino delgado e prejudica a absorção dos alimentos.
Quais os sintomas?
O quadro clínico da doença se manifesta com e sem sintomas. No primeiro caso, há duas formas:
A clássica
É freqüente na faixa pediátrica, surgindo entre o primeiro e terceiro ano de vida, ao introduzirmos alimentação à base de papinha de pão, sopinhas de macarrão e bolachas, entre outros industrializados com cereais proibidos. Caracteriza-se pela diarréia crônica, desnutrição com déficit do crescimento, anemia ferropriva não curável, emagrecimento e falta de apetite, distensão abdominal (barriga inchada), vômitos, dor abdominal, osteoporose, esterilidade, abortos de repetição, glúteos atrofiados, pernas e braços finos, apatia, desnutrição aguda que podem levar o paciente à morte na falta de diagnóstico e tratamento.
Não clássica
Apresenta manifestações monossintomáticas, e as alterações gastrintestinais não chamam tanto a atenção. Pode ser por exemplo, anemia resistente a ferroterapia, irritabilidade, fadiga, baixo ganho de peso e estatura, prisão de ventre, constipação intestinal crônica, manchas e alteração do esmalte dental, esterilidade e osteoporose antes da menopausa.
Assintomatica
E se não houver sintomas? Há ainda, a doença na forma assintomática. São realizados nestes casos, exames (marcadores sorológicos) em familiares de primeiro grau do celíaco, que têm mais chances de apresentar a doença (10%). Se não tratada a doença, podem surgir complicações como o câncer do intestino, anemia, osteoporose, abortos de repetição e esterilidade.
Como é feito o diagnóstico?
Exames laboratoriais, como anticorpos antigliadina, antiendomísio e antitransglutaminase positivos sugerem DC, embora altamente precisos e confiáveis, são insuficientes para um diagnóstico. O diagnóstico deverá ser confirmado por biópsia do intestino delgado com no mínimo a coleta de três fragmentos.
Por que a dieta sem glúten é importante?
A dieta sem glúten é o único tratamento possível para a DC. O paciente celíaco que continuar ingerindo alimentos com glúten apresenta maior risco de desenvolver outras doenças, como doenças de tireóide, figado, rins, pele e até câncer. A dieta deve ser seguida para o resto da vida.
Que outros cuidados os celíacos devem ter?
Deve-se tomar cuidado com a contaminação dos alimentos com glúten, pois sabe-se que, mesmo traços do glúten, podem desencadear os sintomas. Em casa, deve-se separar os produtos que contém glúten dos que não contém.
Lembrar que, sem proceder limpeza adequada, utensílios utilizados para manuseio e preparação de produtos com glúten poderão contaminar alimentos sem glúten. Recomenda-se que alimentos geralmente consumidos com pães (geléias, margarinas, maioneses, entre outros) também sejam de uso exclusivo do paciente celíaco.
Fonte: http://www.fbg.org.br/Cirurgia Geral
Especialidades
Cirurgia Geral
A Cirurgia Geral é uma especialidade médica cuja área de atuação compreende a cirurgia dos órgãos abdominais, da parede abdominal (hérnias) e da pele e tecido subcutâneo (lipomas e cistos). Engloba ainda as cirurgias do trauma, cirurgias de urgência e videocirurgias.
Cirurgia Digestiva
Especialidades
Cirurgia Digestiva
A Cirurgia Digestiva atua nas doenças cirúrgicas procedentes dos órgãos responsáveis pela digestão dos alimentos, ou seja, do esôfago ao ânus.
Proctologia
Especialidades
Proctologia
A proctologia é a especialidade médica que tem o objetivo de diagnosticar e tratar as doenças que ocorrem na porção terminal do aparelho digestivo, no cólon, reto e ânus.
Gastrologia
Especialidades
Gastroenterologia
A Gastroenterologia é a especialidade médica que cuida de todo o sistema digestório, composto por órgãos como esôfago, estômago, vesícula biliar, pâncreas, fígado, intestino grosso, intestino delgado, cólon e íleo.